WhatsApp Image 2020-03-03 at 13.02.47

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA), por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escex), realiza nesta quarta-feira, 4, o primeiro evento do projeto “Encontro com escritores”. A estreia do projeto será às 10h, na Sala Retrátil da Escex, com a presença da escritora maranhense Lindevania Martins, poeta e prosadora.

O projeto “Encontro com escritores” pretende estimular o diálogo dos servidores, terceirizados, estagiários do TCE e da comunidade com escritores e outros especialistas em literatura, com o objetivo de debater temas relevantes desse campo cultural e ampliar o interesse pela leitura.

A programação do projeto para o primeiro semestre do ano já está definida e os próximos eventos serão com os escritores Adriana Gama Araújo e Sharlene Serra.

A auditora estadual de controle externo Rossana Ingrid Jansen dos Santos, líder de ação educacional da Escex, afirma que o projeto “Encontro com escritores” procura colaborar com uma dimensão do cotidiano dos servidores que muitas vezes não recebe a atenção devida em virtude dos muitos compromissos e responsabilidades que envolvem o universo do trabalho. “Com esse projeto procuramos sensibilizar as pessoas para a linguagem literária e o aprimoramento das habilidades de análise e interpretação textual, por intermédio do incentivo à leitura e da valorização da cultura do diálogo”, disse Rossana Santos.

A escritora Lindevania Martins, protagonista da estreia do projeto “Encontro com escritores”, é graduada em Direito com Mestrado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ex-delegada de polícia, atualmente exerce o cargo de defensora pública, atuando no Núcleo Especializado de Defesa da Mulher e População LGBT.

Poeta e contista, Lindevania Martins obteve o primeiro lugar no Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, categoria contos, por duas vezes consecutivas (2003 e 2005). A autora possui contos e poemas publicados em mais de vinte antologias e sítios eletrônicos na internet.

Lindevania Martins foi também jurada no concurso internacional de contas “Her Story”, da Plataforma Sweek, em conjunto com a plataforma digital “Leia Mulheres” (2018). Publicou os livros de contos “Anônimos” (Prefeitura de São Luís, 2003), “Zona de Desconforto” (Editora Benfazeja, 2018) e “Longe de Mim” (Sangre Editorial, 2019). Publicou também o livro de poesias “Fora dos Trilhos” (Ed. Venas Abiertas, 2019).

A mediação do encontro com a escritora Lindevania Martins será feita pelo servidor do TCE João Carlos Pimentel Cantanhede lotado na Supervisão da Folha de Pagamento (Sufop). Pimentel é artista plástico, escritor e professor, com marcante atuação no cenário cultural maranhense. Ele ressalta que o projeto “Encontro com escritores” é uma ação importante e oportuna do TCE que contribui para dar ainda maior destaque à cultura maranhense. “O projeto “Encontro com escritores” é uma iniciativa do TCE que permitirá à instituição maior relevância também na área cultural, aspecto fundamental para uma instituição pública. Estou muito feliz com a oportunidade que me foi oferecida de mediar o diálogo que teremos com a escritora Lindevania Martins.”, afirmou Pimentel.

O projeto “Encontro com escritores” integra um variado calendário de ações culturais que serão desenvolvidas ao longo do ano pela Escola Superior de Controle Externo do TCE, abertas aos servidores e à comunidade.

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Maio 2020
D S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.